Bicampeão mundial dando carona para fãs no Rio de Janeiro, carro de F-1 rasgando em alta velocidade pelas ruas de Brasília, paddock virtual no templo do consumo de luxo em São Paulo. A pouco menos de um mês do Grande Prêmio do Brasil, em 2 de novembro, as empresas patrocinadoras da prova e das equipes já aceleram suas ações de marketing, usando os valores singulares de tecnologia e arrojo que só um esporte como a Fórmula 1 pode transmitir. Se tradicionalmente estão entre os espectadores mais assíduos, neste ano os fãs brasileiros devem estar especialmente antenados em tudo o que envolve a categoria nobre do automobilismo mundial. Motivo: a provável definição do título acontecerá no autódromo de Interlagos, com o herói local Felipe Massa e o inglês Lewis Hamilton na disputa.
"O fator Massa e a decisão no Brasil multiplicam a visibilidade de quem investe no GP. Depois do carnaval, é o principal evento brasileiro para o exterior", afirma Paulo Penido, gerente de marketing da Sundown, a moto oficial da prova pelo quarto ano consecutivo. Além de incluir o selo de parceiro da F-1 em todas as ações de mídia até a corrida, a Sundown disponibilizará 50 scooters Future personalizadas para a locomoção de pilotos dentro do autódromo.
Ainda no rol dos "mais que patrocinadores, parceiros", o São Luiz completa oito anos como o hospital oficial da F-1 no País com um novo centro médico em Interlagos. O GP do Brasil é o evento prioritário para o marketing do hospital, que nos últimos três anos investiu R$ 7 milhões só na corrida. "Estar associado à Fórmula 1 passa a mensagem de que estamos prontos para qualquer desafio", afirma Patricia Suzigan, superintendente de marketing do São Luiz. Duas semanas antes de a F-1 desembarcar por aqui será lançada a nova campanha, produzida pela Neogama/BBH e que abrangerá TV aberta e fechada, mídia impressa e o programa de rádio do hospital apresentado na BandNews.
Intel, Petrobras e Shell estão num patamar especial de patrocinadores das equipes. Mais do que colocar seus logos nos carros e macacões dos pilotos, são verdadeiras parceiras das escuderias, desenvolvendo produtos utilizados nas máquinas e influenciando diretamente os resultados obtidos ao longo da temporada. No caso da Intel, o relacionamento com a BMW Sauber envolve, além do patrocínio, cooperação tecnológica entre as empresas e desenvolvimento de novas soluções para os carros da equipe.
Este é o terceiro ano da parceria entre a montadora alemã e a companhia norte-americana de tecnologia, que antes já colocara sua marca, de maneira mais discreta, no time da Toyota. O diretor de marketing da Intel, Elber Mazaro, cita dois fatores que levaram a empresa a investir mais na F-1. "O primeiro é a similaridade entre valores importantes da categoria e os nossos produtos, como inovação, tecnologia de ponta e alta performance. Depois, o público-alvo da F-1 tem uma afinidade muito grande com o público para o qual queremos comunicar nossos atributos tecnológicos."
As iniciativas da Intel incluem promoções internas para funcionários, campanhas de venda e ações de branding (um site interativo que distribui brindes e exposições de simuladores e réplicas do carro da BMW Sauber no Shopping Villa Lobos, no Salão do Automóvel e na feira de telecom Futurecom, com a presença do piloto polonês Robert Kubica, terceiro colocado no mundial) e de relacionamento, com o Paddock Virtual, um espaço para o dia da prova com capacidade para mil pessoas a ser montado na Daslu. "Proporcionaremos aos convidados toda a experiência da F-1 sem as dificuldades que envolvem uma ida ao autódromo, como barulho, trânsito, calor e chuva. Teremos, além da transmissão em alta definição, show humorístico, música, comida, bebida", relata Mazaro.
Carona com campeões
Desde que ingressou no time de patrocinadores oficiais do grande prêmio, há três anos, a Johnnie Walker usa o tema"Piloto da vez" para relacionar suas iniciativas ao consumo responsável de bebidas alcoólicas. Serão duas ações promocionais. A primeira acontece nesta terça-feira, 7, quando o embaixador mundial da empresa, o bicampeão Mika Häkkinen, dará carona para uma pessoa em carro réplica de um F-1. O evento será realizado juntamente com um happy-hour para convidados e parceiros no sambódromo do Rio de Janeiro.
"O 'Piloto da vez' começou no Brasil e expandiu para outros países. Já fizemos na Ásia, em Mônaco, no Uruguai, na Colômbia", conta Eduardo Bendzius, diretor de marketing da Diageo. Paralelamente, a Johnnie Walker - também patrocinadora da McLaren - começará a distribuir para consumidores quilometragens gratuitas em táxis da capital carioca, a exemplo do que já ocorre em São Paulo. Três dias antes da prova, na quinta-feira, 30, será a vez de Lewis Hamilton dar uma de motorista, pelas ruas de São Paulo. O sortudo ganhador da carona de luxo será escolhido em concurso cultural realizado a partir da segunda-feira, 13, pelo UOL.
Outra opção para quem quiser ver bem de pertinho um autêntico F-1 é rumar para Brasília. No sábado, 11, acontece lá o momento de maior adrenalina das campanhas pré-GP. Dois anos depois de acordar São Paulo com os roncos do motor de seu bólido, a Red Bull coloca mais uma máquina para rodar, a quase 300 km/h, por ruas brasileiras. Diferentemente da ação para os paulistanos, mantida em segredo até a madrugada em que foi realizada, na capital federal a demonstração será aberta ao público. Carros de Stock Car da equipe Red Bull Racing completarão o evento, cujo trajeto tem início na Catedral e percorrerá alguns dos principais pontos da cidade ao longo do Eixo Monumental.Marketing mais turbinado, impossível.
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