A queda nos investimentos em mídia no segundo trimestre chegou a 3,7%, em relação ao mesmo período de 2007. Procter & Gamble, Verizon Communications, General Motors, AT&T e News Corp estão nas primeiras colocações
Os dados divulgados pela TNS Media Intelligence sobre o segundo trimestre de 2008 revelaram a pior retração nos investimentos publicitários desde 2001. Reveladas pelo MMOnline na semana passada, as quedas de 1,6% no primeiro semestre e 3,7% no segundo trimestre foram sentidas em todas as 19 mídias mensuradas, com na televisão, que caiu 2,4% no segundo tri e a publicidade em banners na internet, que cresceu apenas 8%, contra altas de dois dígitos em períodos anteriores.
Outros dados também assustam. Os 50 maiores anunciantes investiram 4,7% a menos no segundo em relação ao primeiro semestre de 2008, com destaques negativos para a redução de 7,6% na líder Procter & Gamble e a Ford saindo do top ten.
Para o resto do ano, os mídias estão cautelosamente otimistas sobre o fato de que os Jogos Olímpicos e as Eleições nos Estados Unidos possam aumentar os dados para os dois últimos trimestres, mesmo considerando-se que o evento esportivo beneficiou apenas aos veículos da NBC, que tinha exclusividade, e que as campanhas eleitorais estejam direcionando investimentos para emissoras locais de estados com maior número de indecisos.
Para Jon Swallen, diretor de pesquisa da TNS, o futuro permanece incerto para os resultados em revistas, jornais, internet, rádio e outdoor. "Não é um caso de alta para todos os barcos, mas uma bem selecionada onda que atingirá certas partes deles".
Fonte: TNS Media Intelligence, válidos para o primeiro semestre de 2008
Do AdAge.
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