Acredito que toda empresa deveria conhecer profundamente suas necessidades. É essencial analisar o real perfil que a vaga requer, observo constantes erros nesta ação, principalmente na diferenciação entre um comunicador social (publicitário, relações públicas ou jornalista) e o profissional de Marketing. Deparo-me com empresas que contratam comunicadores sociais, alegando que o perfil é condizente com o cargo na área de marketing, porém esta mesma empresa mantêm um setor de "mercado" retrogrado e anacronista (como diria meu amigo Jackson Freitas, autor do livro Lua Prisão), que só como exemplo básico cerceia ou reduz o acesso a internet deste colaborador que possui o "perfil condizente com o cargo".
Esta aí um fato que sempre me inquietou e nestas duas últimas semanas que estou cursando o módulo de Mídias Digitais no MBA ministrado pela excelente pesquisadora Cláudia Quadros, me deu mais embasamento para comentar.
Lembro que meu primeiro estágio em 1996 (12 anos atrás), o setor era composto por 5 computadores e apenas o do chefe tinha conexão com a internet, eu como um "descobridor deste mar", sofria com isto, à noite me atualizava, mesmo tendo apenas 15 anos não utilizava a internet apenas para inutilidades, e sim informações e um acervo cultural que acabava criando mesmo sem intenção.
Ainda trabalhei numa agência de internet e mídia digital(ao pé da letra, se é que me entendem) e mesmo assim como era estagiário, também não tinha acesso ao mundo exterior.
Chegamos ao século 21, grandes inovações, o mundo não havia acabado e o autor deste blog finalmente estava trabalhando num setor de comunicação e marketing. E vejam vocês... Eu tinha internet! Incrível né? E pasmem, até para os estagiários do setor, como eu, afinal trabalhávamos com a COMUNICAÇÃO da empresa, e influências e informação eram bem vindas.
Finalmente 2002, funcionário, trabalhando com Comunicação, mundo perfeito, e agora sim tinha acesso a internet, contato com fornecedores através do MSN, até mesmo a lista de amigos pessoais no MSN (que ao contrário do que muitos funcionários de T.I acreditam, pode sim funcionar muito bem para relacionamentos profissionais, pelo menos minha lista de amigos tem um nível de conhecimento e variedade de áreas que permite um auxílio em alguns momentos).
Além de permitir a possibilidade de pesquisar sobre hábitos noturnos dos macacos indianos, se isto fosse produtivo ou funcionasse como estopim para uma idéia. Afinal muitos diretores, gerentes ou superintendentes que bloqueiam recursos da rede não sabem que uma idéia nada mais é que duas informações existentes (pode ser absurda), que se relacionam e formam a terceira (esta sim inédita).
Todos os argumentos expostos permitem-me chegar a uma conclusão. Muitas empresas e gestores ainda não conhecem a sua real necessidade, e muito menos o perfil do profissional que almejam, podem até o encontrar no mercado, porém tenho a opinião que a empresa escolhe o colaborador desejado e o colaborador também escolhe a empresa que atuará.
Saindo do contexto da opinião, porém a completando a minha opinião de publicitário e especializando em gestão da comunicação empresarial, qualquer restrição na rede (web) para um setor de marketing e/ou comunicação de uma empresa é totalmente maléfico.
Lembro a vocês que o pior inimigo da liberdade, são as barreiras que não o prendem, mas te limitam.
Definições:
Comunicação Social
A Comunicação Social é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana e questões que envolvem a interação entre os sujeitos em sociedade. A comunicação social lida com as técnicas de transmissão da informação, o formato com que a informação é transmitida, e os impactos que a informação terá na sociedade e a relação entre os sujeitos em uma situação comunicativa.
Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, publicidade e propaganda, relações públicas, análise do discurso, Audiovisual, telecomunicações, Jornalismo, Radialismo e Turismo.
Grande parte de sua prática está associada ao estudo da Teoria da Comunicação. A Comunicação Social possui diversas especialidades, como o jornalismo, publicidade e a editoração, o rádio e TV, as relações públicas, a comunicação empresarial/assessoria de imprensa, o cinema e a produção cultural. No Brasil, algumas dessas áreas reservam-se a empregar apenas profissionais habilitados em cursos superiores de Comunicação Social.
Marketing
Marketing engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.
Abraço a todos.
Junior Padilha
Um comentário:
Olá Junior. Você escreve muito bem. É um escritor e copmentarista e poderia estar fazendo parte das inúmeras revistas que tratam da comunicação em geral. Concorco com vc sobre o adjetivo usado para a nossa professora e pesquisadora Cláudia e concordo plenamente com a frase que vc escreveu e que me fez pensar bastante sobre isso:"Lembro a vocês que o pior inimigo da liberdade, são as barreiras que não o prendem, mas te limitam."
Valeu amigo e até a próxima.
Um abraço
Brother John
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