quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O Dom da Palavra...

Este dia foi realmente especial, o orador da turma de Publicidade e Propaganda da Universidade Tuiuti do Paraná:



Confira o discurso na íntegra:


Senhoras e senhores:

Gostaria, inicialmente, de agradecer a presença de todos os integrantes da mesa, bem como nossos pais, parentes e amigos que aqui se encontram, prestigiando esta solenidade.

É sim, uma grande honra e uma grande responsabilidade a tarefa que me foi outorgada de, em nome dos meus colegas, dirigir-me aos presentes.

Para elaborar esta oratória, segui um dos ensinamentos de nosso professor de Redação Publicitária Márcio Formiga, que preceituava que um bom texto era composto de metáfora, briefing, briefing briefing e fechamento da metáfora, portanto vamos lá.

Na vida nos acostumamos a reverenciar e comemorar os grandes feitos como a formatura, porém em poucas oportunidades nos damos conta que para chegar a este momento tivemos o dia-a-dia, a caminhada passo a passo dividindo vitórias e derrotas, momentos bons e outros nem tanto durante o processo.

Esta noite não é apenas de formatura, tampouco o encerramento de uma missão. O conhecimento das novas responsabilidades que este Certificado nos prove, nos deu a convicção de que o que estamos vivendo é mais um início, pois esta vitória não dá por encerrada a nossa luta.
Enfim somos publicitários, no dia a dia teremos que ter a sensibilidade de pintor pra perceber a melhor combinação de cor e forma. E também habilidade de artesão para amarrar bem as palavras. Para ser publicitário é preciso sonhar como poeta e racionalizar como executivo. Ser convincente como um vendedor e sedutor como modelo. Arriscar como um operador da Bolsa e no dia seguinte ter a cautela de um cirurgião, que não pode falhar.
O publicitário, acima de tudo, é um apaixonado por aquilo que faz.
É essencial o agradecimento especial à Comissão de Formatura, pela coragem de tomar frente em busca do objetivo que hoje vivenciamos, sem estas pessoas não seria possível a realização desta cerimônia.

Não posso terminar esse discurso sem antes falar da melancolia que este momento representa para nós Formandos e do aperto que aflige o peito. Sim, estamos felizes pela nossa Formatura, mas, também sentimos um pouco de tristeza pela fase que é encerrada, pois o fim sempre dói. Vamos nos lembrar de cada momento vivido juntos. Como por exemplo, determinadas aulas, encontros para trabalhos, idas ao bar para tomar uma eu disse apenas uma, risadas e sorrisos, brigas e discussões e as inigualáveis partidas de Face-Off jogo inventado nos corredores da Tuiuti nos intervalos de aulas. Momentos que se tornarão únicos em nossa memória. Sentiremos falta do simples fato de chegar cada dia na sala e olhar as carteiras preenchidas pelos nossos colegas.

A vocês companheiros desta jornada, fica o desejo de um futuro profissional brilhante; de equilíbrio nas relações pessoais, de saúde, de entusiasmo, de que jamais percam a vontade de seguir aprendendo e se aprimorar, que defendam e ajudem a fortalecer a atividade profissional de publicidade e propaganda, ensejando enfim, que todos sejamos pessoas felizes, realizadas e de sucesso.

E agora para fechar a metáfora, posso dizer que tudo citado neste texto foram condições especiais algumas levadas com certa importância e outras nem notadas que somadas nos trouxerem para este grande momento que me referia e que devemos comemorar.

Neste momento acredito que só temos uma certeza, a que nunca esqueceremos nada do que passamos, nunca poderemos dizer aos nossos filhos e netos que quando jovens nós tínhamos os melhores amigos na faculdade, mas sim que lá conhecemos aqueles que serão nossos melhores amigos para vida.

E finalizo citando a poetisa paranaense Helena Kolody: “Deus dá a todos uma estrela. Uns fazem da estrela um sol. Outros nem conseguem vê-la", portanto reconheçamos nossa estrela e façamos dela um sol diário.

Obrigado

Nenhum comentário: