quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Em casa que falta pão, todo mundo grita e ninguém tem razão.

* Junior Padilha

Em casa que falta pão, todo mundo grita e ninguém tem razão.

“... sexta-feira pela manhã José o gerente esta tomando um café, e avista seu funcionário Augusto mostra-lhe um papel e diz: “Augusto, quero o número desse pedido”. Henrique que passava próximo a mesinha do café escuta, e conta apenas para seus colegas próximos que viu o José despedindo Henrique. Seus colegas, por conseguinte contam apenas para os seus melhores amigos que o Henrique e o José foram despedidos. Chega o final do dia que passou sem produtividade alguma pois todos estavam com medo de ser o próximo a ir para a rua, na rede informal a notícia era que Augusto tinha sido promovido a gerente e demitido José, Alfredo, Henrique, Marcos, Alaor, Marcela, Andressa e não satisfeito ainda pela manhã demitiu a Josefa (tiazinha do café)...”

A Comunicação é a forma que possuímos para resolver ou evitar problemas, antecipar ou chegar a soluções e ainda o objetivo principal por trás de todas as definições, que sem dúvida é efetivar o relacionamento entre os seres vivos.

Atualmente é comum através de notícias e experiências próprias, observar empresas que sofrem problemas grandiosos que comumente resultam em baixa produtividade ou déficits financeiros. Muitas destas insistem em demitir colaboradores e buscar no mercado, profissionais com mais experiência e qualidade. Mesmo com o mínimo de conhecimento relacionado à área de recursos humanos, observo constantemente matérias nos jornais que dão conta da dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, além do que o custo para uma demissão e nova contratação se torna altíssimo para a empresa.

O que constatamos no mercado são profissionais que mesmo tendo suas qualidades e aptidões de acordo com a empresa que prestam serviços, não tem a menor consciência do papel e o efeito que causam para a organização onde passam a maior parte do dia.

Nesta situação que entramos a fundo no maior problema empresarial da década, a falta de Comunicação Interna.

Imagine que você pega seu automóvel e decide que vai passar 8 horas por dia dentro dele, você sabe que sua obrigação é dirigir, você tem consciência que deverá segurar ao volante, trocar as marchas conforme o necessário e estar atento à velocidade, frenagens e sinalização. Faz isto durante 10 anos de segunda à sexta, dirige das 9h as 18h. Então imagine que você nestes 10 anos cumpriu sua obrigação, dirigiu, porém ninguém lhe indicou um caminho ou onde queria chegar, e finalmente constata que passou uma década de sua vida dentro do seu bairro andando em círculos. Quero que note que a obrigação de dirigir foi cumprida com excelência, porém nenhum grande objetivo foi alcançado, a não ser a obrigação de conduzir o veículo.

Com este exemplo, quero realçar a importância da Comunicação Interna de uma empresa, pois declarar a tarefa que deve ser executada através de uma circular ou palavra do presidente, não basta. A cada dia necessitamos mais da sintonia entre filosofia empresarial e colaboradores, atitudes pro ativas de ambos os lados, o colaborador deve saber que a tarefa que executa dentro da organização é essencial para o andamento dos negócios e subsequentemente para sua satisfação pessoal.

Muitos gestores ainda utilizam, quando o fazem, as retrógradas circulares para comunicar algo na empresa, que normalmente é uma regra a mais de procedimento ou cobrança de algum resultado. Ainda algumas empresas criam sua intranet, afinal esta na moda, porém não utilizam esta ferramenta como aliada para equilibrar e sincronizar os pensamentos de colaboradores e empresa, qualquer ferramenta que possui o intuito de comunicar algo para o público interno deve ser utilizada com precisão, caso ao contrário o ruído desta comunicação pode ser ensurdecedor.

Um dos grandes conhecedores do assunto, o norte-americano Peter Russel, já afirmou que 90% dos problemas da empresa giram em torno da comunicação ou a falta dela. E que este problema tende a aumentar exponencialmente com o passar dos anos.

Acredito que muitas empresas fecham os olhos para isto, foi-se o tempo que estas necessitavam de mão de obra, nos dias atuais precisam de cérebro de ações, pessoas, seres humanos que além de receber seu salário precisam saber o real motivo que fazem aquilo, qual a importância de suas tarefas diárias, e onde a organização pretende chegar utilizando suas atribuições.

Penso que empresas que possuam mais de 5 funcionários, deveriam se atentar a criação de uma área de comunicação interna, pois é a sincronia dos colaboradores e empresa que permitirá apontar qualquer problema em outros âmbitos. A identificação de meios de comunicação que propiciem formas de abordagem mais propícia para cada perfil e área da organização, torna o ambiente ideal para a comunicação formal acontecer, diminuindo cada vez mais a comunicação informal envenenada.

O profissional indicado para a implementação da comunicação interna é o comunicador social (publicitário, jornalista ou relações públicas), que deve trabalhar em sinergia com o responsável pela gestão de pessoas, que terá atributos para identificar os problemas mais latentes na comunicação da organização.

No momento que a empresa esta sem o mínimo de equilíbrio e os prejuízos começam aparecer, os gestores demitem colaboradores, buscam implementar ferramentas de T.I, contratam consultoria administrativa, porém a casa já esta bagunçada e como disse no início em casa que falta pão, todo mundo grita e ninguém tem razão.


* Junior Padilha é publicitário, e especializando em Gestão da Comunicação Empresarial.

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