JB Online
RIO - Chega às livrarias de todo o país neste fim de semana O Primeiro a Gente Nunca Esquece (Editora Planeta), livro de Washington Olivetto que reúne alguns dos mais curiosos textos publicados pela imprensa brasileira desde o sucesso de uma das peças publicitárias mais premiadas da história da propaganda mundial – “O primeiro sutiã”, criado pelo publicitário em 1987.
O tempo se encarregou de perpetuar o conceito trabalhado por Olivetto no comercial. Em todos os setores da sociedade, personalidades e anônimos incorporaram o conceito do “primeiro a gente nunca esquece” ao cotidiano de suas vidas.
Neste livro, Elio Gaspari, Arnaldo Jabor, Joyce Pascowitch, Ayrton Senna, Ancelmo Gois, Sérgio D'Ávila, Pelé, Otávio Frias Filho, Antônio Fagundes, Mário Prata, Danuza Leão, entre outros, são algumas das personalidades que tomaram emprestada a célebre frase para falar de política, sexo, futebol, culinária, moda etc.
O criador, Washington Olivetto, é o autor do projeto. No livro, ele também apresenta ao leitor todos os detalhes de como nasceu a idéia da propaganda da Valisère, as dificuldades que enfrentou, as surpresas, as descobertas, o sucesso que colocou esse trabalho na lista dos 100 melhores da história da propaganda mundial.
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, uma das figuras mais importantes da história da televisão brasileira, é quem faz o posfácio e conta como Washington Olivetto o convenceu a veicular um comercial de 90 segundos durante a programação do Fantástico, da Rede Globo de televisão.
Quem viu poderá reviver a doçura e a poesia de um momento único da história da propaganda brasileira. Quem não viu passará a entender como se faz um mito.
O lançamento em São Paulo ocorreu dia 8 de setembro, no Restaurante do Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Ibirapuera. O próximo evento será no Rio de Janeiro, no dia 22, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.
A história do comercial
Criado por Washington Olivetto para a Valisère, em 1987, o filme exibido na TV tinha como protagonista a hoje atriz Patrícia Lucchesi, à época com 11 anos, e que não tinha seu primeiro sutiã.
Com noventa segundos - algo impensável até aquele momento -, Olivetto cria uma linguagem e estética que, já naquela época, ultrapassava todos os limites da excelente publicidade brasileira.
O arrebatamento provocado pela poesia contida na peça publicitária acabou por tornar célebre a frase “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”, que definitivamente entrou para a cultura popular brasileira.
O sucesso foi tão grande que o comercial virou assunto de bate-papos, de comentários nas esquinas, nos bares, nas ruas, no ambiente de trabalho. O deslumbramento de uma menina que ganha o seu primeiro sutiã resiste na memória daqueles que viram o comercial pela primeira vez.
O filme é um dos únicos ibero-americanos que está entre os 100 melhores de todos os tempos, segundo o livro “The 100 Best TV Commercials”, além de ter ganhado diversos prêmios ao redor do mundo.
Sobre o autor
Washington Olivetto, eleito em 2000 o Publicitário Ibero-Americano do Século 20 pela ALAP – Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade e em 2008, pela terceira vez consecutiva, eleito o Profissional de Publicidade mais Confiável do Brasil pela Seleções Reader´s Digest, não é dono de uma agência chamada W/Brasil por acaso.
Sua grande obsessão profissional sempre foi criar propaganda que, além de cumprir suas funções básicas de construir marcas e vender produtos, tivesse uma ambição mais nobre: entrar para a cultura popular do país.
São dele, além da Menina do Primeiro Sutiã, clássicos da propaganda brasileira e da cultura popular, como o Garoto Bom Bril,/i>, os musicais da sandália Rider, os Casais Unibanco, o Cachorro da Cofap, os Gordinhos do DDD.
É autor dos livros “Corinthians – É Preto no Branco”, escrito em parceria com o amigo e jornalista Nirlando Beirão, e “Os Piores Textos de Washington Olivetto”, além de “Eterno”, uma compilação das peças de mídia impressa protagonizadas pelo Garoto Bom Bril.
A história da W/Brasil (a agência do Washington) foi contada no livro "Na Toca dos Leões", escrito pelo escritor Fernando Morais.
Ficha Técnica:
Livro: “O Primeiro a Gente Nunca Esquece”
368 páginas - R$ 79,90
Nenhum comentário:
Postar um comentário