O Grupo Wal-Mart Brasil resolveu abrir concorrência pela verba publicitária de sua principal bandeira, a Wal-Mart Supercenter. Quatro agências estão na disputa: Leo Burnett e QG, com as quais o anunciante já tem relacionamento através de outras marcas, além de Africa e NBS. Apesar de convidada, a JWT, que atende o Wal-Mart Supercenter desde o início de 2004, decidiu não participar. Desta forma, a agência trabalhará com a conta somente até a definição do atual processo de seleção.
Antes de ingressar na carteira de clientes da JWT, a Wal-Mart foi atendida até outubro de 2003 pela antiga Energia Young & Rubicam. No início de 2004, o anunciante escolheu a JWT para cuidar da comunicação de suas três marcas principais na ocasião: Wal-Mart Supercenter, Wal-Mart Todo Dia e Sam's Club.
Entretanto, nos últimos anos, com a expansão de seus negócios, outras agências também passaram a trabalhar com o Grupo Wal-Mart Brasil. Em março, o anunciante já havia tirado uma parte da conta da JWT, quando resolveu, também por meio de uma concorrência, entregar a verba do Sam's Club para a Leo Burnett.
Outra parceira que vem conquistando mais espaço no Grupo é a QG, que já atendia a conta do Hipermercado Big, quando a rede foi adquirida do Grupo Sonae, em 2005. No ano passado, a agência passou a cuidar também da conta institucional do Grupo Wal-Mart Brasil, de sua área de vestuário e do cartão de relacionamento Bom Clube.
Além disso, o anunciante trabalha ainda com a baiana Morya (que atende a Bompreço, comprada pela multinacional em 2004) e a gaúcha Paim (que cuida das contas de Nacional Supermercados, Mercadorama e da rede Maxxi Atacado e Distribuição, também adquiridas do Grupo Sonae, em 2005).
A última concorrência global realizada em 2006 pela matriz norte-americana do Grupo Wal-Mart teve um final surpreendente. Depois de anunciar a DraftFCB (criação) e a Carat (mídia) como vencedoras, a rede decidiu anular a disputa. Nova licitação concluída no ano seguinte terminou com a vitória da The Martin Agency, pertencente ao mesmo Grupo Interpublic que controla a DraftFCB, além de Lowe e McCann Erickson.
Nos Estados Unidos a rede varejista também trabalha com a Publicis para o seu marketing in store. No Brasil, desde o início do ano a TV Wal-Mart opera através de uma parceria com a Subway Link, nas bandeiras Wal-Mart Supercenter (Sudeste e Centro-Oeste), Big (Sul) e Bompreço (Nordeste).
No mês passado, o Grupo Wal-Mart anunciou investimentos de R$ 25 milhões no seu projeto brasileiro de e-commerce - o primeiro desenvolvido fora dos Estados Unidos. O planejamento, a arquitetura de informação e o desenvolvimento da interação do site de vendas com o consumidor ficaram a cargo da agência interativa iThink. Por conta desta empreitada, outra concorrência foi realizada para a escolha de um parceiro na área de links patrocinados, encerrada com a vitória da MídiaClick.
Maior varejista do mundo, o Wal-Mart nasceu em 1962, nos Estados Unidos, pelas mãos de Sam Walton. Hoje, o grupo emprega 1,5 milhão de funcionários em suas mais de cinco mil lojas espalhadas por 11 países, entre os quais o Brasil, onde chegou em 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário