Na palestra apresentada na manhã de hoje durante o IV Fórum de Marketing da Universidade Positivo, o mais importante nome do marketing internacional, Philip Kotler, falou das novas ferramentas do Marketing e a importância das marcas na comunicação.
“As pessoas amam marcas”, afirma Kotler. Ele comentou que a marca de uma empresa é discutida constantemente pelo seu público consumidor, e essa conversa é que influencia a compra de um produto. Outros meios poderosos de discussão são a Internet e os sites de relacionamento, por isso há necessidade de um profissional que monitore essas informações.
“É bom receber notícias sobre nossa marca, inclusive as negativas”, acrescenta. De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, as 25 empresas mais queridas do público americano gastam menos que a concorrência em marketing, uma vez que o consumidor cada vez mais assume o papel ativo de expressar e compartilhar suas opiniões por meio das mídias interativas, influenciando a opinião dos demais consumidores.
Com relação à escolha das mídias, Kotler reconhece sua importância, mas não descarta o valor das mídias tradicionais. “Elas funcionam sim, senão não teria visto tantos outdoors do aeroporto até o hotel, em Curitiba. O marketing móvel é uma das mídias com maior campo a ser explorado, e a opinião de um blogueiro pode influenciar várias outras. O futuro está em destinar orçamentos para a Internet”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário