Pra quem acompanha minha trajetória, tanto pessoal, profissional como no meu hobby principal que é fazer poesias e musicá-las, e depois chama-las de Rap, sabe que durante estes quase 10 anos de Grupo C.T.BA. já representamos alguma coisa na cultura hip hop do estado.
Entre alguns objetivos alcançados em 2003 fomos o primeiro grupo do Paraná e receber a indicação como RevelaçãoNacional do maior prêmio da América Latina de Hip Hop, o Hutuz. Em novembro daquele ano seguimos ao Rio de Janeiropara a premiação e tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho na cidade maravilhosa.
Hoje recebi a notícia que no ano de 2009 o Hutuz escolherá os premiados da década. E meu grupo esta indicado comorevelação nacional.
Reconhecimento de um trabalho sempre é confortante!!!
Prêmio Hutúz 10 Anos: O fim de uma Missão...
O Hutúz surgiu com o objetivo de mostrar que o movimento Hip Hop poderia ser realmente organizado e construir conceitos definitivos que ficassem para a história. Surgiu para marcar uma geração e iniciar o século 21 eliminando os estereótipos, agregando parceiros, patrocinadores, governos e todos aqueles que por alguma razão sempre se mantiveram distantes dessas realizações que, segundo eles, não tinham qualidade na sua execução (deficiência essa que existia, sobretudo, em função da falta de apoio).
O tempo passou. Iniciamos um novo século. Ano 2000: a CUFA resolveu ignorar essas deficiências e hoje está provado que podemos executar ações tão nobres quanto as que podemos admirar. E essa não é uma conquista somente da CUFA, mas de todos que fazem parte do movimento Hip Hop, este que a partir de 2010 passará a ter um novo desafio: mostrar que o movimento existe de verdade e tem capacidade para se organizar e para construir, inclusive, outros Prêmios de Hip Hop. Tudo isso com o objetivo de continuar valorizando seus artistas anônimos e consolidando a carreira dos tantos "ex-anônimos" que, a partir do Hutúz se tornaram referência para os jovens das periferias do Brasil, e – por que não dizer? – para os jovens de classe alta que descobriram o Hip Hop e passaram a respeitar essa cultura e seus protagonistas.
O Hutúz acredita que o movimento Hip Hop existe e tem força suficiente para continuar este projeto. Por isso, anuncia aqui o fim desse ciclo em 2009, quando comemorará seus 10 anos de vida e realizações. Por esse palco muitos artistas passaram, muito se revelaram, tantos outros – não menos importantes – disputaram entre si e agora fazem parte da história do Hip Hop nacional.
Sabemos todos o quanto foi frustrante perder, o quanto foi apaixonante ganhar e, claro, o quanto foi fundamental participar do prêmio mais importante da cena Hip Hop do planeta – segundo Mos Def e Public Enemy. Muitos grupos nem existem mais, se perderam no caminho... Não importa. Fazem parte dessa história, da história do Hip Hop no Brasil, e em 2009 estarão juntos...
Pois bem, para comemorar com chave de ouro o fim desse ciclo, em 2009 vamos eleger os melhores desses dez anos, os artistas de Hip Hop que marcaram essa década de 2000 no Brasil, esses que ajudaram a construir esse novo conceito, essa nova identidade do movimento Hip Hop Brasileiro.
Assim, o Hutúz separou para vocês os melhores desses anos, em cada categoria, e vocês, amigos, vão decidir quem fica entra para a história do Hip Hop nesse novo século. Deste modo, em 2009, teremos no Hutúz o tema: "Aniversário Hutúz – Parabéns pra Você", terminando essa história como ela merece, numa noite de grande festa. Afinal, só temos o que comemorar!!
Você vai escolher, entre os melhores da História, os dez mais importantes do século. E somente três serão premiados na grande festa, a acontecer no dia 26 de novembro de 2009, no palco do Canecão, no Rio de Janeiro.
Vamos aos melhores do século 21
As Grandes Revelações:
3 um Só
509-E
A-286
A Família
Ao Cubo
Apocalipse 16
Atitude Feminina
Black Alien
Cabal
Clã Nordestino
Código Fatal
Criolo Doido
Da Guedes
DBS e a Quadrilha
Esquadrão Zona Norte
Função RHK
Grupo CTBA
Inquérito
Inumanos
Jamal
Kamau
Lindomar 3L
Lito Atalaia
Mzuri Sana
Parteum
Pentágono
Polêmica
Quinto Andar
Realistas NPN
Relatos da Invasão
Renegado
Rosana Bronks
Simples
Nitro Di
Slimrimografia
SNJ
SP Funk
U-Time
Voz sem Medo
Xis
Z'Africa Brasil
Desde de já é lógico conto com o apoio de todos, mas confesso que apenas e simplesmente fazer parte desta lista que tem o título "Vamos aos melhores do século 21" e "As Grandes Revelações:", já sinto a realização de ter mostradoa muitos uma cultura que levo a sério e respeito muito. O HIP HOP e seu poder imenso de transformação.
Um comentário:
Uhuuuuuuuuules é nóis no RJ em 2009...
E viva o C.T.BA.
Postar um comentário