Marketing x Propaganda
Bom Dia pessoal (quer coisa mais original que chamar uma pessoa que acessa seu blog de blogueiro?), hoje falarei um pouco sobre a questão do Marketing x(leia-se versus mesmo) a Propaganda.
Inicio dizendo que minha experiência com o Marketing efetivamente falando é pequena, porém, tenho alguns motivos que posso apontar como um desrespeito que o marketing comete com uma das suas próprias ferramentas que é a propaganda.
Não sei se é desrespeito ao pé da letra, poderia dizer que é descaso, descrédito, desinteresse ou mesmo desmerecimento. Lógico que não cito de empresas renomadas com grande fatia do mercado, ou mesmo com uma visão atual, mas sim as que como o nosso Brasil são considerado emergente (emergente é um cara que tinha um gol e aparece com um Audi A3, não é rico ainda mas ta melhorando de vida).
A empresa emergente começa a ganhar certa fatia de mercado, mesmo que ainda seja irrelevante no segmento, ela sente-se com a necessidade de “falar” com o mercado, e finalmente cria seu departamento de marketing, porém o que noto em experiência própria e prática e atual é que por inexperiência ou presunção, ela comete o erro básico e não mantêm um diálogo e sim apenas ordena de forma imperativa (lógico né, ela já tem 0,02% do segmento então pode), através de ações e táticas comerciais efetivas com o preço e o produto, mas principalmente lá no ponto de venda ou através de seus representantes, então pergunto a você visitante deste espaço, e a promoção onde esta?
Vamos me responda? Diga? Vai lá você pode!!!! É isto mesmo caro leitor, simplesmente não esta, não existe aquela conquista, aquela necessidade de chamar o público para um dialogo, e sim a intenção que este responda as objeções imperativas impostas pelo marketing, afinal as pesquisas, análises e constatações dizem o que o consumidor quer e isto basta. Eu com minha experiência que considero mínima ainda, acredito que não basta, pois em um tempo de convergência de mídias, esforços consideráveis para que haja o encantamento do cliente, uma empresa que enxerga o mercado, verifica suas necessidades e carências e não age com seu P de promoção para efetivar o encantamento por sua marca, é o mesmo que um rapaz que sabe que a garota é apaixonada por ele, mas não tem coragem de se aproximar afavelmente da bela donzela.
Deixo claro que o marketing é essencial, até porque a publicidade é uma ferramenta utilizada dentro dele, mas quando efetivo e com objetivos de venda palpáveis e preocupados com o ciclo de vida da empresa, pois não adianta eu identificar uma necessidade ontem, supri-la hoje e amanha ninguém lembrar quem a supriu.
E isto ai se gostou do texto obrigado, se não gostou problema é seu (hahaha o cara mais estúpido do mundo). To brincando se não gostou, por favor, mande um e-mail junior.ctba@gmail.com, dizendo o porque que publicarei o mesmo neste espaço.
Abraço
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário