O Futebol, ta aí um assunto que como dizem não se discute. Mas poxa é uma questão de lógica, e não existe forma eficaz de fazer um brasileiro não comentar nada sobre futebol, como posso deixar de falar sobre algo que permeia minha realidade cultural, desde pequeno sou acostumado a assistir futebol, torcer por um time (ainda bem) entre outras atribuições vindas deste fantástico esporte.
Várias foram as fases na vida que tentei não demonstrar o amor incondicional que tinha por um clube em certos ambientes como escola nova e depois em ambientes de trabalho, com a intenção de evitar aqueles famosos aborrecimentos que só quem torce de verdade para um clube e não perde um jogo entende, para quem não tem este perfil exemplificarei:
Quer situação pior que seu time perder para o adversário, e aquele cara chato que trabalha com você torce justamente para este adversário, porém nunca tocou no assunto não tem o mínimo interesse por futebol torce apenas por indução paterna, e não sabe citar nem o principal jogador da sua equipe, e neste dia resolve fazer piadinhas sobre a vitória do time dele o dia todo? Realmente você fica no mínimo irritado e sente que
ele não tem direito a falar sobre este assunto. Não com você que esta em todos os jogos do seu clube, que sabe a escalação de todos os anos do seu time, que acompanhou muitos jogos em outros estados, que todo ano em amigos secretos e natais recebe presentes do seu clube pois todos sabem que qualquer coisa com aquele símbolo e aquelas cores lhe conquistarão!
Porém todas estas tentativas que tiveram de não demonstrar a preferência clubística foram por água abaixo, nunca consegui segurar esta situação por mais de 2 meses, nunca deixei interferir em questões profissionais ou educacionais, porém em momentos de descontração sempre o assunto aparecia até porque ele permeia 80% das conversas descontraídas dos brasileiros.
Hoje com 26 anos agradeço pelas situações desde que nasci, agradeço constantemente meu pai por ter fornecido a herança que é ter um clube para Amar e seguir, meus momentos de folga e lazeres possuem uma grande parcela destinada ao meu time como também a decoração de meu quarto é baseada nas suas cores.
Olho para trás e vejo que muito do acervo cultural e sentimental foi apresentado para este ser através do futebol e todo este mundo que o rodeia, inclusive muitas amizades foram criadas através deste assunto, até mesmo com estes "seres" chatos que torciam pelo outro time, pois estas brincadeiras acabavam aproximando as pessoas.
Hoje sou sócio do meu time e não vejo nada na vida particular que não seja de alguma forma próxima a ele, pretendo que minha companheira e meus futuros filhos reconheçam neste time uma forma de expressar os sentimentos mais profundos, e de fortalecer laços familiares e de amizades, como fizemos em casa com minha mãe, que era indiferente ao futebol, porém em 2005 com toda a casa (Pai, eu, Irmã) mobilizada em busca de um título, ela não teve como não se motivar e enxergar o verdadeiro amor que um clube de futebol pode proporcionar a uma pessoa.
Este é um pequeno artigo sobre uma grande paixão nacional que é o futebol e seus clubes, acredito que você leitor mesmo não torcendo pelo mesmo time que o meu, identificou sentimentos parecidos, porém focados em outras cores.
E só para constar este clube o qual desde que nasci aprendo cada dia mais a amar é o Clube Atlético Paranaense e suas fortes cores vermelho e preto.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Nossos filhos serão FLAMENGUISTAS...afinal, nada como torcer para o melhor time do MUNDO...por isso te digo, VAIIIII FLAMENGOOOOOOOOO!
Mas vou pensar a respeito, e ver se todos torceremos para o mesmo timinho que o seu, hahahhaha.
Na verdade, bem na verdade, vc sabe que eles vão torcer para o time que quiserem e etc né...Podemos tentar influenciar, mas sabe que vai chegar certa idade que cada um vai ter sua opinião formada, e não poderemos virar a cara se todos torcerem para o MENGÃO....hahahha
TE AMO JOTA.ÉRRE
Nãooo Dona Marina! Meus sobrinhos, serão ATLETICANOS sim!
Eu sei!
Muito bom o blog cara!!
Postar um comentário