Três meses depois de ter enviado às grandes redes de fast food uma recomendação para que tirassem dos seus cardápios os brinquedos que acompanham os sanduíches o Ministério Público Federal entrou com uma ação nesta segunda-feira, 15 de junho, em São Paulo, para que redes como o Mc Donald's, Bob's e Burger King suspendam a comercialização de brinquedos em suas lojas.
De autoria do procurador da República, Márcio Schusterschitz da Silva Araújo, a ação apóia-se no argumento de que os brinquedos incitariam as crianças a consumir alimentos de alto teor calórico e baixo valor nutricional, o que contribuiria para o aumento da obesidade infantil.
De acordo com o procurador, a estratégia de marketing de vincular a entrega de brinquedos ao consumo itens como sanduíches, batata-frita e refrigerantes poderia criar uma associação prejudicial na mente das crianças além de colaborar para a formação de um hábito de consumo não-saudável.
As redes de fast food ainda não responderam se irão recorrer da determinação do MP. Caso a ordem seja acatada, tradicionais promocionais como McLanche Feliz, Lanche Bkids e Trikids poderiam deixar existir - ou, no mínimo, deixar de distribuir os brinquedos-surpresa que acompanham os respectivos "trios".
Nenhum comentário:
Postar um comentário